Num mar de gente, há sempre os que se destacam

2

O último júri passa no stand pouco antes das 17 horas. Mariana Martins, Pedro Vieira, Beatriz Almeida, Nikita Dyskin e Érica Palmeirim, os representantes do Colégio Campo de Flores na Feira Ilimitada de Lisboa, estão otimistas. “Até explicámos o que eram soft skills”, sublinha Beatriz Almeida, com um brilho nos olhos. “O primeiro júri demorou 20 minutos, fez muitas perguntas. Com os restantes correu melhor”, acrescenta Pedro Vieira. O otimismo dos nossos alunos, vestidos a rigor com macacões azuis e camisolas brancas do Colégio, tem razão de ser. Sensivelmente três horas depois de passar o último júri pelo stand, eis o anúncio que todos aguardam. E as notícias não podiam ser melhores: o Campo de Flores fica entre os treze primeiros no programa A Empresa, que é desenvolvido pela Junior Achievement Portugal. Os nossos empreendedores alunos e o seu projeto destacam-se entre as 52 mini-empresas da região da grande Lisboa presentes na praça central do Centro Comercial Colombo.

O sucesso fica a dever-se a um tapete de silicone que protege os sapatos, criado pela nossa mini-empresa PedMat. Devido ao desgaste do calçado do condutor criado pelo contacto com o tapete do carro, os nossos alunos criaram uma superfície de silicone, com dimensões inferiores ao tapete do carro, para ser colocada sobre o tapete já existente na zona dos pedais. O tapete pode assumir várias cores e formatos. Porém, há mais, muito mais. O banco de carro importado de propósito para o stand, a disposição do mesmo e o facto de os cinco alunos responderem às perguntas dos júris de forma brilhante contribuem de forma decisiva para a distinção. Mariana Martins, Pedro Vieira, Beatriz Almeida, Nikita Dyskin e Érica Palmeirim falam à vez, expressam-se em inglês, têm a lição bem estudada, não falha nada. O que, aliás, se percebe pela expressão de satisfação de quem decide, que sai do nosso stand com a curiosidade satisfeita. E, sim, saberem descrever o que são soft skills ajuda… e de que maneira! Soft skills são um conjunto de competências que promovem boas relações com as pessoas que o rodeiam e melhoram o desempenho profissional. Tal como as competências técnicas, as soft skills também se aprendem, mas serão adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida.

Com o Colombo “à pinha” e a azáfama na zona dos stands, ter a capacidade de explicar uma ideia de negócio que consegue destacar-se e ficar entre as treze primeiras neste programa é um motivo extra de orgulho. Para os alunos, para as famílias, para o Colégio. Agora segue-se a Competição Nacional, no dia 25 de maio, no Museu da Eletricidade, onde as equipas serão avaliadas em três momentos: relatório final da mini-empresa (avaliado antes do dia da competição); apresentação do negócio (em palco e no próprio dia); e uma entrevista particular com o júri (em inglês e no próprio dia).

Os alunos da mini-empresa PedMat agradecem à Paula Alcobia, à Salete, à Tânia Pedro, à professora Ana Caldeira, ao Professor José Fernandes, ao Sr. Henrique, ao Sr. Carlos e ao voluntário Francisco Cambim. “Sem o vosso apoio não tínhamos conseguido. A todos vós o nosso agradecimento.” “Um agradecimento especial à direção do Colégio. Ao Dr. João Rafael e ao Pedro Almeida, o nosso Obrigado”.

3