Nutricientistas
De acordo com a programação de estudo do meio, trabalhada no 1º período, cujo tema foi a alimentação, quisemos aprofundar alguns objetivos que achámos pertinentes. Desta forma, resolvemos convidar, para virem ao nosso colégio, alguns cientistas ligados à área de nutrição molecular para que os nossos alunos pudessem consolidar alguns conhecimentos, que já tinham trabalhado em sala de aula, com atividades mais lúdicas e divertidas.
Para além do aprofundamento dos objetivos, os nossos alunos tiveram o privilégio de aprender alguns temas da área de física e química que certamente nunca mais se irão esquecer pelo simples fato de terem gostado muito e terem ficado completamente absorvidos com as transformações que iam observando.
Tudo começou com uma história muito tradicional a “Branca de Neve”! Mas de tradicional só teve o título pois, no seu decorrer, houve de tudo: desde Passas Saltitonas, passando pelo Esparguete de Sumos, verificando o Poder das Maçãs encantadas, fabricando o Veneno com o fluido não neutoniano, e fazendo uma Poção Mágica cheiinha de vitamina C, entre outras…
Relativamente às passas saltitonas aprendemos que as passas subiam e desciam pelo simples fato de estarem imersas numa água com dióxido de carbono. Aprendendo logo a sua representação química CO2. Conceitos como este foram introduzidos em todas as atividades realizadas nesta manhã.
Aqui deixámos algumas frases e imagens para que todos possam partilhar connosco a nossa magnífica confeção de alimentos.
Algumas frases:
Adorei comer o esparguete de sumo.
Nunca tinha visto groselha, parecia sangue.
Gostei de saber que o gelo é a água no seu estado sólido.
A groselha ficou sólida e virou esparguete pois foi posta no gelo e solidificou.
Gostei muito de saber que as passas são rugosas.
Nem imaginava que as passas eram uvas secas…Todas ficam assim?
O meu pai fala que não devo beber refrigerantes por causa do gás, agora já lhe posso dizer que este gás se chama dióxido de carbono.
A minha mãe é química e vou mostra- lhe que também já sou capaz de entender alguma coisa que ela faz tal como o CO2
Gostei muito de provar as maçâs e sentir o seu doce sabor.
A maçã verde era a mais ácida.
Da maçã de que eu mais gosto é da starking que era a maçã da bruxa da história da Branca de Neve.
Gostei de saber que, para eu ir à casa de banho tenho que comer maçã com casca pois a fibra está na casca.
O melhor momento para mim foi o da poção mágica. Adorei!
A poção mágica tinha bicarbonato de sódio com detergente por isso é que fez aquele vulcão de espuma. Foi genial!!!
O que é gastronomia molecular???
É a ciência dos alimentos que estuda todos os fenómenos (físicos e químicos) que ocorrem enquanto cozinhamos, permitindo criar assim novas técnicas de cozinha e modificar a textura de alguns alimentos.
Visita de estudo realizada no Colégio para alunos do 1º ano de escolaridade.