O saber não ocupa lugar…
A Escola, enquanto local de aprendizagem, deve proporcionar aos alunos a possibilidade de compreensão dos conceitos associados aos conteúdos programáticos mas também o desenvolvimento do espírito crítico, autonomia e capacidade de decisão ou seja, deve cuidar igualmente da formação dos jovens enquanto futuros cidadãos ativos. Nesse sentido é importante conhecer opiniões e pensamentos diferentes. Foi isso que aconteceu numa aula de Ciências Naturais do 6°A.
Após o estudo da alimentação, que se deseja saudável, a mãe do Guilherme Ferraz apresentou uma visão um pouco diferente, mas não antagónica, do que se entende como tal: a Macrobiótica!
O entusiasmo de todos os participantes está bem patente no testemunho desta simpática mãe, que se disponibilizou para partilhar com a turma algo que é bastante mais que uma opção alimentar.
“Hoje, 4ª feira dia 12 de Dezembro, levantei-me cheia de energia e entusiasmo! Chegara o dia em que ia partilhar conceitos de alimentação saudável na aula de ciências do 6ª A do Colégio Campo de Flores, a convite da professora Ana Caldeira.
Quando pensei no “como fazer”, só pensava que tinha de fazer algo divertido, que despertasse o interesse e a motivação e, nas entrelinhas, os conceitos e noções seriam transmitidas e quem sabe, alguns, assimilados! Assim surgiu a ideia de fazer um concurso!!! Um concurso, tipo televisão, com equipas, pontuação e tudo!!!
Depois de uma receção calorosa, cheia de entusiasmo e simpatia, as equipas foram criadas e os nomes das equipas foram surgindo. Batata doce, macro chefes, alface CCF, gangster dos vegetais e leite sem lactose, foram os nomes criativamente escolhidos pelas 5 equipas, que também nomearam porta-vozes!
E, uma atrás da outra, as 20 perguntas do concurso iam sendo respondidas ao compasso do cronómetro da professora Ana e da contagem decrescente, em voz alta, quando chegava aos últimos 10 segundos! No final, todos saíram vitoriosos, a mastigar uma bolinha de salame, sem açúcar e feita com ingredientes biológicos, porque a vitória vem da aprendizagem e do semear de algo que mais tarde pode germinar!!!
Pelo menos todos ficaram a saber que as algas marinhas são alimentos fenomenais, repletos de minerais e vitaminas e que contêm 10 vezes mais cálcio que o leite de vaca! Por isso, pais, se em casa vos pedirem para juntar alga Kombu ou wakamé à sopa de legumes, já sabem de onde veio essa ideia!
Muito grata à professora Ana Caldeira, aos alunos do 6ª A e ao Colégio Campo de Flores por esta oportunidade de partilhar a maravilhosa Filosofia Macrobiótica que, em linhas muito gerais, nos diz que para sermos seres mais saudáveis, plenos e felizes, devemos respeitar e seguir as leis da natureza. Se assim for, teremos todos uma Vida Grande, que é o que “Macrobiótica” significa!!!
Um bem haja para todos
Bibi Fernandes (mãe do Gui Ferraz do 6ª A)”
Muito obrigada Bibi, por esta oportunidade que, estou certa, enriqueceu todos quantos estiveram presentes nesta “aula diferente”.
Ana Caldeira