O sal iodado

Entende-se por sal iodado, o sal de cozinha (composto, principalmente por cloreto de sódio) misturado com vários sais do elemento iodo.

O iodo é um micronutriente e mineral que está naturalmente presente nos alimentos de algumas regiões, especialmente perto das zonas costeiras, mas bastante raro na crusta terrestre. É essencial à síntese das hormonas da tiroide, as quais são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.

A ingestão deste mineral previne vários problemas de saúde. A sua deficiência afeta milhões de pessoas em todo o mundo, pelo que o “reforço” universal do sal com iodo é recomendado há mais de duas décadas pela OMS.

Em Portugal as carências deste micronutriente são conhecidas há algum tempo. Os estudos realizados apontam para a carência de iodo nas grávidas e nas crianças.

Na sequência destas conclusões a Direção -Geral de Educação determinou que os refeitórios escolares deveriam usar unicamente sal iodado, pois é uma ótima fonte de iodo, uma vez que não se deteriora e pode ser consumido moderadamente.

Assim é no nosso colégio! Inclua-o também  na sua lista do supermercado e …atenção: Um pacote de sal  iodado, se estiver aberto, em contacto com o ar, pode rapidamente perder o seu conteúdo em  iodo por oxidação e sublimação do iodo.

Mariana Malheiro – 6ºA

Mercedes Monteiro – 6ºC