OBSERVAÇÃO NOTURNA
Saved under slider
Na noite de 15 de maio de 2015, foi dinamizada, mais uma vez, pelo astrónomo amador Mário Ramos uma observação noturna. Esta noite de maio apresentou-se bastante agradável, permitindo assim uma forte adesão por parte de toda a comunidade escolar.
Nos últimos anos no nosso Colégio, as sessões de observação astronómica têm feito parte do plano de atividades do Colégio. Esta atividade visa incentivar na comunidade escolar o gosto pela Astronomia e pela Ciência em geral.
O astrónomo Mário Ramos, presenteou-nos com um serão bastante agradável, identificando alguns dos corpos celestes do nosso céu e ensinando os presentes como localizar os vários objetos celestes.
Começámos a nossa noite com a observação do planeta Vénus, seguida do planeta Júpiter e suas quatro maiores luas, e ainda pudemos observar o “senhor dos Anéis” , Saturno, e uma das sua luas, Titã. Para os mais resistentes pudemos observar a separação de Mizar e Alcor, mais a norte, na cauda da Ursa Maior. E a acompanhar esta noite magnífica tivemos o tão prometido cacau quente!
Foi grande o entusiasmo demonstrado pelos nossos alunos e seus familiares.
“Eu gostei muito da observação noturna de 15 de maio pois para além de observar alguns planetas….pudemos aprender sobre vários assuntos que o astrónomo ia ensinando sobre o céu noturno, como por exemplo: se tivéssemos no Alentejo ou num sítio com pouca luz podíamos ver cem vezes melhor o céu, sem exagero! Em conclusão, adorei a experiência! ”
Carolina Diogo 7º B
“A observação noturna foi, na minha opinião, uma atividade muito interessante, pois nunca tinha participado em nenhuma atividade semelhante. Consegui observar o planeta Vénus, o planeta mais quente do Sistema Solar, apesar de não ser o mais próximo do Sol. Também observei Júpiter, bem como as suas luas. Adorei esta experiência porque foi única e fez-me entender melhor o Universo e seus corpos celestes.”
Afonso Soares 7ºB
Sandra Jorge
Departamento de Física e Química