OBSERVAÇÃO NOTURNA
Na noite de 15 de maio de 2015, foi dinamizada, mais uma vez, pelo astrónomo amador Mário Ramos uma observação noturna. Esta noite de maio apresentou-se bastante agradável, permitindo assim uma forte adesão por parte de toda a comunidade escolar.
Nos últimos anos no nosso Colégio, as sessões de observação astronómica têm feito parte do plano de atividades do Colégio. Esta atividade visa incentivar na comunidade escolar o gosto pela Astronomia e pela Ciência em geral.
O astrónomo Mário Ramos, presenteou-nos com um serão bastante agradável, identificando alguns dos corpos celestes do nosso céu e ensinando os presentes como localizar os vários objetos celestes.
Começámos a nossa noite com a observação do planeta Vénus, seguida do planeta Júpiter e suas quatro maiores luas, e ainda pudemos observar o “senhor dos Anéis” , Saturno, e uma das sua luas, Titã. Para os mais resistentes pudemos observar a separação de Mizar e Alcor, mais a norte, na cauda da Ursa Maior. E a acompanhar esta noite magnífica tivemos o tão prometido cacau quente!
Foi grande o entusiasmo demonstrado pelos nossos alunos e seus familiares.
“Eu gostei muito da observação noturna de 15 de maio pois para além de observar alguns planetas….pudemos aprender sobre vários assuntos que o astrónomo ia ensinando sobre o céu noturno, como por exemplo: se tivéssemos no Alentejo ou num sítio com pouca luz podíamos ver cem vezes melhor o céu, sem exagero! Em conclusão, adorei a experiência! ”
Carolina Diogo 7º B
“A observação noturna foi, na minha opinião, uma atividade muito interessante, pois nunca tinha participado em nenhuma atividade semelhante. Consegui observar o planeta Vénus, o planeta mais quente do Sistema Solar, apesar de não ser o mais próximo do Sol. Também observei Júpiter, bem como as suas luas. Adorei esta experiência porque foi única e fez-me entender melhor o Universo e seus corpos celestes.”
Afonso Soares 7ºB
Sandra Jorge
Departamento de Física e Química