"Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2025"


O Clube de Proteção Civil do Colégio Campo de Flores em parceria com a Proteção Civil de Almada está a zelar pelo bem-estar da mata dos Medos e da Arriba fóssil da Costa da Caparica. 

No âmbito da "Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2025" alunos e professores participaram no patrulhamento deste nosso pulmão verde, de forma a prevenir eventuais incêndios.

"Hoje tivemos oportunidade de conhecer e experienciar um pouco do trabalho dos voluntários da Proteção Civil, neste caso os 'Panteras'. Percebemos a importância da prevenção e vigilância para incêndios e reconhecemos o excelente trabalho que estes profissionais têm realizado ao longo dos anos, tornado o nosso concelho mais seguro e preservado. Agradecemos imenso por esta oportunidade única, sem dúvida inesquecível." Testemunho coletivo de Eva Gaspar, Joana Figueiredo e Matilde Morgado, alunas do 12º ano.

“Mais um Verão, mais uma Patrulha da Floresta. Mesmo que já tenham passado alguns anos desde que fui 'flor', a vontade e o gosto em continuar a participar neste tipo de actividades mostra o sucesso das propostas e dos valores cívicos que o Colégio Campo de Flores sempre procurou transmitir e incutir com dinamismo. Sabendo que podemos aprender mais sobre o território que habitamos, especialmente na sua vertente natural e de meios humanos; passar um dia a contemplar uma natureza e paisagem que ainda resiste à desordem da 'civilização'; e acima de tudo sendo úteis no contexto da comunidade geral de que somos parte, então nem o sol de Julho nem os kilómetros percorridos nos desanimam. Obrigado CCF, obrigado Proteção Civil de Almada, e até para o ano!” Testemunho de Francisco Pinto (ex-aluno).

"Gostei bastante de participar nesta atividade de patrulha na floresta. Foi uma maneira de contribuirmos para a proteção da floresta no nosso concelho e perceber o trabalho por vezes difícil da proteção civil na conservação da mata dos medos." Testemunho de Afonso Inglês (aluno do 9⁰ ano).