Os alunos do 1ºano aprenderam a fazer manteiga
Iniciámos muito bem a semana! Logo pela manhã de segunda-feira a mãe do Ricardo Henriques, a Dra Fátima Serralha esteve connosco a confecionar uma deliciosa manteiga.
Começou por nos contar a história de duas rãs que caíram num balde de natas. Uma, pouco persistente, ao sentir-se cansada desistiu de bater com as patitas e acabou por morrer mergulhada nas natas. A outra, mais resistente e lutadora, nunca parou de bater e acabou por sobreviver pois tanto bateu que fez manteiga, ficando por cima daquela massa que a sua persistência produziu e salvou-se.
Chegámos à conclusão que devemos lutar sempre sem desistir pois, mesmo quando achamos que está tudo perdido, pode haver uma solução para as nossas dificuldades.
Foi-nos proposto fazermos nós, também, manteiga. Como no tempo dos nossos avós!
Dividiram-se três pacotes de natas frescas por cinco frascos de vidro com tampa. Convidaram-se cinco meninos para bater as natas e, com o exemplo destes pequenos animais, propusemo-nos a bater com força, sem desistir. O líquido que estava lá dentro começou a transformar-se e duas partes distintas foram surgindo: uma mais sólida e amarelada era a manteiga! A outra era líquida e esbranquiçada e não prestava (deitou-se fora!).
À manteiga juntou-se um pouco de sal, mexeu-se e barraram-se fatias de pão que provámos e estava realmente uma verdadeira delícia! Vamos experimentar em casa, com os nossos pais e podemos juntar outros sabores como alho picado coentros ou salsa. Experimentem!