“Os meus dentes estão sempre a caír”

Entrevistámos uma dentista e visitámos o Museu da Farmácia – 5 anos B (Ed. Marta)

Um dia, preocupada, a Anita disse: “Os meus dentes estão todos a cair!”.

Alguns amigos disseram que também já lhes tinha acontecido, a eles ou aos irmãos, mas que não sabiam porquê.

Este foi o mote para o projeto, que começou com uma discussão de grupo acerca do tema: todos queriam ajudar a descobrir a razão deste mistério.

Começámos por fazer um levantamento das coisas que já sabíamos sobre os dentes e daquilo que queríamos aprender.

Chegámos à conclusão que podíamos pesquisar na internet, perguntar aos pais, ir ao dentista fazer perguntas ou até mesmo falar com a fada dos dentes.

Demos o recado aos pais, que colaboraram connosco com algumas pesquisas, que partilhámos com os amigos. Em sala, pesquisámos em livros de histórias e enciclopédias que nos tiraram algumas dúvidas acerca do crescimento e da higiene dos dentes. Mas ainda tínhamos algumas dúvidas… nada melhor do que falar com um especialista na matéria. A mãe da Alice, a Cristina, é dentista e adorou receber o nosso convite para vir à sala ajudar-nos com o projeto.

Choveram perguntas: “Porque é que os dentes caem?”, “Onde estão presos os dentes antes de caírem?”, “Como fazemos para não ter cáries?”, “Os dentes caem quando somos velhinhos?”, “O que é que a Fada dos Dentes faz com os dentes que deixamos debaixo da almofada?”. A Cristina ajudou-nos com as nossas dúvidas.

Quanto à Fada dos Dentes, nós acreditamos que existe e que vive na Lapónia, perto do Pai Natal, que gosta de fazer colares com os nossos dentes de leite e que fica muito feliz sempre que recebe um dentinho sem cáries para a sua coleção.

Para enriquecer o projeto e consolidar os conhecimentos adquiridos, participámos no atelier “Dentífrico corajoso”, do Museu da Farmácia onde pudemos fazer a nossa própria pasta de dentes! Foi visível a alegria e o entusiasmo durante este dia mágico.

Agora é altura de convidar os amigos das outras turmas para conhecerem o projeto e partilhar com eles tudo o que aprendemos. Estão curiosos?

Meninos da sala dos 5 anos B – Sala da Educadora Marta