Palestra proferida pelo Comandante Madaleno Galocha

No dia 14 de dezembro, os alunos do 5.º ano tiveram oportunidade de se encontrar com o pai da Leonor Galocha do 5.ºD para ouvir, na 1.ª pessoa, o relato de uma missão de controlo da imigração ilegal e de salvamento no Mar Mediterrâneo.

Durante trinta e um dias, o navio-patrulha “Viana do Castelo” da Marinha Portuguesa, sob a orientação do comandante Madaleno Galocha, operou neste local, tendo sido responsável pelo resgate de muitos migrantes que assim procuravam chegar a solo europeu.

Os nossos alunos puderam conhecer de perto a experiência, o trabalho, o valor e o verdadeiro significado que estas missões têm, por um lado, para quem nelas se envolve e, por outro, para quem assim encontra uma forma de preservar a esperança de uma vida melhor. Foi um momento intenso, onde as emoções de todos nós foram notórias.

No final, as perguntas dos alunos encheram a sala, denotando a consciência de que estas missões têm um valor que ultrapassa a dimensão humana. Orgulho, foi o que mais se sentiu naquele momento por se ter podido, por breves instantes, sentir o quão importante é estar no local certo para ajudar quem tanto precisa.

Muito agradecemos a partilha, capitão-tenente comandante Madaleno Galocha!

Esta palestra informou sobre a importância da solidariedade e da vontade de ajudar outras pessoas. Acho que as pessoas salvas pela Marinha Portuguesa devem ter-se sentido muito gratas por esta ação.

Também percebi que quem fugia nas embarcações tentava salvar a vida da família de uma forma muito perigosa e foi por isso que estes marinheiros se deram ao trabalho de salvar várias vidas de uma forma muito amigável.

Margarida Simões, 5.ºD

Foi muito chocante, para mim, saber que existe tanta pobreza no mundo e saber que as pessoas não estão seguras no seu próprio país. Mas saber que há pessoas corajosas como o pai da Leonor Galocha é muito bom. Quando vi as imagens da menina que ia naquele barco de borracha prestes a explodir, foi muito emocionante.

Com esta palestra, aprendi que temos de dar valor às coisas que temos, pois aquela criança não tinha nada. Adorei a apresentação! Inês Oliveira, 5.ºD 

Na minha opinião, foi uma palestra interessante, porque nos alertou que há pessoas que na sua terra não têm bens essenciais para viver. Embarcam sem condições na procura de uma vida melhor. Como disse o comandante, nós tivemos a sorte de nascer do lado certo do Mediterrâneo. Leonor Galocha, 5.ºD

É uma missão muito importante, sabendo que salvar pessoas não deve ser fácil. O que Madaleno Galocha fez pode ter sido pouco, mas com esse salvamento salvou pelo menos mais de 100 pessoas. Miguel Matos, 5.ºD

A palestra do pai da Leonor Galocha foi uma experiência única, pois podemos conhecer como são os salvamentos dos refugiados. Adorei esta experiência e espero que se repitam palestras sobre os refugiados. Diana Martins, 5.ºD