PALESTRA SOBRE O HPV
No dia 5 de novembro, os alunos do 9º ano assistiram, no auditório do nosso Colégio, a uma palestra proferida por professores (e uma aluna) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Os palestrantes foram Mário Matos, Rúben Roque, Andreia Ferreira e o meu pai, Amadeu Ferro.
Começaram por nos falar um pouco sobre a sua escola, incluindo todos os cursos que esta nos disponibiliza e como nos poderão ser úteis no futuro. Após a breve apresentação da sua instituição, os palestrantes, iniciaram o tema principal da palestra: o HPV. Para quem não sabe, o HPV é o vírus do papiloma humano que é, muitas vezes, associado ao cancro do colo do útero.
Falaram-nos do HPV e das inúmeras mulheres que são afetadas no mundo, sendo o cancro do colo do útero o que mata mais mulheres, logo a seguir ao cancro da mama. O número de casos deixou-nos bastante espantados, mas é a realidade e para muitos, esta realidade, poderá ser evitada. Como? Temos de nos prevenir. As raparigas são vacinadas no início da adolescência, mas as mulheres devem fazer rastreios pelo menos de 3 de 3 anos, para detetar precocemente o HPV. Algumas vezes, a existência do vírus não significa cancro, mas se não for tratado poderá evoluir silenciosamente. Deram-nos a conhecer que não podemos esperar ter sintomas para fazermos o rastreio, pois esta doença é assintomática, logo não há sintomas que a possam identificar. Mostraram-nos também como os profissionais de saúde fazem para identificar o vírus em laboratório e como identificam as células contaminadas.
Alertaram-nos para alguns fatores de risco a ter em conta, como o tabaco e a alimentação incorreta.
Para finalizar falaram-nos das ideias principais e daquelas que devemos levar para casa: o HPV não significa cancro, o cancro do colo do útero é evitável, mas é fundamental uma atitude responsável, não esquecendo a prevenção!
Na minha opinião, achei que foi uma palestra bastante interessante e informativa e tenho a certeza que todos os colegas sentiram o mesmo que eu: ficámos mais informados. Essa é a maior medida de prevenção de qualquer doença: o conhecimento da sua existência e como evitá-la.
Carolina Ferro – 9ºD