Participação do Colégio na Operação Floresta Segura 2015

animafloresta

Mais uma vez o Colégio participa com uma equipa constituída por professores, alunos e encarregados de educação na vigilância e patrulhamento da Mata dos Medos no âmbito da Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015. Além de ser uma atividade diferente, pelo convívio e partilha de conhecimentos, permite-nos, ainda, auxiliar aqueles que têm por missão zelar por este património florestal que pretendemos deixar como legado às gerações vindouras.

Inscreva-se e participe. Contribua com um dia das suas férias. Junte-se a nós!

1

Testemunhos deixados pelos elementos das nossas equipas:

“Eu adorei participar na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015, porque aprendi coisas novas.
Aprendi que não se deve apagar fogos com água do mar, pois o sal faz mal ao solo.
O que mais gostei foi visitar a torre de vigia, porque consegui ver como a floresta é grande e bonita”

Matilde Almeida (aluna – 8 anos)

2

“Quando soube desta operação pelo Professor José Fernandes, não hesitei um segundo em participar, uma vez que iria ter a oportunidade de ajudar voluntariamente para uma causa nobre, a vigilância e proteção da nossa floresta.
As minhas expectativas eram altas e no momento em que o Coordenador da Operação Jorge Graça fez o briefing da operação, verifiquei que estávamos perante uma equipa bem organizada e preparada para o terreno.
A participação na vigilância motorizada, permitiu conhecer em detalhe o difícil trabalho da equipa de Proteção Civil de Almada e Panteras na sua vasta área de patrulhamento.
Foi um privilégio participar na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015, que só foi possível com o apoio e organização do Professor José Fernandes, Proteção Civil de Almada, Panteras e colegas voluntários.”

Fernando Almeida (Encarregado de Educação)
“A minha experiência na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 foi sem dúvida gratificante e útil para perceber melhor o quanto é importante preservar a nossa floresta que é sem dúvida muito bonita. Também devo agradecer a companhia e orientações durante o patrulhamento dos Senhores Couto e Prata da associação de Comandos de Almada, Seixal e aos professores Guilherme Franco e José Fernandes. Agradeço, ainda, esta oportunidade ao Senhor Coordenador da Operação Jorge Graça”

Carlos Quintino (aluno – 15 anos)

3

“Tinha como objetivo ao me ter inscrito nesta atividade conhecer “por dentro” a zona de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil de Almada. Além disso pude conhecer homens que com o seu contributo voluntário fazem com que ainda hoje seja possível termos em Almada um património tão vasto e de inestimável valor para as gerações futuras. Foi um sábado bem passado na companhia do Couto e do Prata (se me permitem deixar cair o Senhor – coisas de homens de armas) que nos orientaram e com as suas valiosas indicações e nos partilharam saberes que só estes homens conhecem. Parabéns a todos!”

Luís Rodrigues (Encarregado de Educação)

“O que me marcou pela positiva, foi fazer uma coisa diferente que eu não estava acostumado a fazer e durante este dia tive o privilégio de observar a maneira como os membros da Proteção Civil trabalhavam e também tive o privilégio de patrulhar as florestas com os elementos do meu grupo. Acho que foi uma experiência inesquecível que nos fez sentir úteis de certa maneira para a sociedade civil.

Ricardo Rodrigues (aluno – 13 anos)

4