Plantas sob investigação nas salas do 3º ano
Terminado o estudo do capítulo sobre plantas, chegou o momento de comprovar, experimentalmente, as aprendizagens. Durante a passada semana, formaram-se grupos de botânicos em cada uma das turmas do 3º ano e os investigadores colocaram diversas sementes a germinar, manipulando diferentes variáveis. “Dentro do Saco”, “Sem H2O”, “Sem Sais Minerais”, “Dentro do Armário”, “Com Solo” e “Junto à Janela” foram as designações dadas a cada grupo para destacar o fator do meio a investigar. Deu-se, então, início a uma investigação que conduzirá os botânicos responsáveis a concretizar, com êxito (ou não), as suas germinações. Até ao momento das conclusões, no decorrer das próximas semanas, cumprindo algumas regras, serão registadas todas as observações efetuadas pelos cientistas.
Nesta atividade experimental, estes botânicos irão, também, analisar a propagação por estaca de uma planta diferente – a “Zebrina” (as suas folhas assemelham-se às riscas de uma zebra).
Agora, é tempo de aguardar, com curiosidade e entusiasmo, pelos resultados das investigações, a fim de confirmar se estarão de acordo com as hipóteses colocadas!
“Consideramos que as sementes dentro do saco germinarão e as plantas crescerão pouco.”
“Prevemos que as sementes colocadas dentro do armário não irão germinar.”
“Sem água, as sementes não germinam! Ou será que podemos deixar a janela aberta para entrarem umas gotas de chuva?”
“As sementes não irão germinar regando com água sem sais minerais!”
“Nos solos argiloso, franco e arenoso, os resultados terão de ser diferentes.”
“Junto à janela, regando com água com sais minerais, as sementes irão germinar e as plantas irão crescer muito.”
“Se cuidarmos da Zebrina, irá crescer-lhe uma raiz!”
A equipa de cientistas do 3º ano.
(Programa CIÊNCIA)