“Plastic free july 2020”

Lá por estarmos de férias letivas, não quer dizer que não tenhamos de ser ecológicos. Muito pelo contrário! A luta por poluir menos deve continuar. Durante o mês de julho existe uma iniciativa, a “Plastic free july”, que promove que durante este mês não se utilize plásticos descartáveis.
Este desafio não é fácil, mas vale a pena tentar.
Sugestões:
Quando beber um sumo fora de casa, não utilize palhinha. Se não dispensar a palhinha, leve a sua reutilizável de casa. Existem palhinhas reutilizáveis de plástico, inox e de bambu.
Para comer fora, em prontos a comer, utilize também os seus talheres reutilizáveis, que podem andar dentro da sua mala facilmente, dentro de um individual semelhante ao da figura.

Para o pão, os legumes e frutos, não utilize sacos de plástico, mas sim de pano ou de rede, que pode reutilizar durante anos.

Quando for ao talho ou à peixaria, leve as suas caixas de plástico reutilizáveis e peça para colocarem os alimentos lá. Assim já estão prontos para irem para o congelador e dispensa os sacos de plásticos de uma só utilização.

Experimente fazer as compras numa mercearia a granel, levando de casa os recipientes para as massas, as leguminosas, os cereais, os detergentes, o sal…

Nestas lojas pode frequentemente encontrar outros produtos que evitam o plástico, como arroz e farinhas em saco de papel, escovas de dentes de bambu, esponjas de loiça no formato de escovas com o cabo de madeiras e as cerdas naturais, …

Durante este mês experimente fazer os iogurtes em casa. Com um iogurte, um litro de leite e 50 a 65g de leite em pó consegue fazer 8 iogurtes em frascos de vidro e evita o plástico de uma só utilização dos iogurtes.
Experimente utilizar sabonete ou sabão sólido para lavar as mãos, em vez de sabonete líquido. A embalagem dos sabonetes sólidos é significativamente mais pequena e, por vezes, de papel.
Se não dispensar o sabonete líquido para lavar as mãos, pode fazê-lo em casa. Dissolva 40g de sabonete ralado com o ralador da cenoura num 1litro de água a ferver. Basta mexer com uma colher para dissolver o sabonete, deixar arrefecer e colocá-lo num dispensador reutilizável.
Por que não experimentar fazer o seu desodorizante em casa? É menos um plástico que vai para o lixo. Basta adicionar um terço de chávena de óleo de côco, um terço de chávena de farinha maisena, uma a duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e umas gotas de óleos essenciais à sua escolha, como, por exemplo, 5 gotas de óleo da árvore do chá e 10 gotas de óleo de alfazema. Depois é só mexer com uma colher e colocar num recipiente que já tenha em casa, como um frasco de vidro com tampa ou um frasco de um creme que esteja a acabar.

Para tapar recipientes em casa, em vez de película aderente pode utilizar panos cobertos com cera de abelha (à venda em algumas lojas ecológicas on-line) ou os “tapas” de silicone que existem à venda em alguns hipermercados, mais pequenos e que se usam para taças ou chávenas.

Dá sempre o teu melhor, não percas tempo!
Equipa Eco-Escolas