Porque Semestres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porquê dividir o ano letivo em Semestres ao invés de trimestres?

As razões prendem-se com aspetos Pedagógicos

A DIVISÃO POR SEMESTRES PERMITE:

Divisão equitativa do número de dias letivos entre os dois semestres (anula-se a desigualdade, muitas vezes de difícil gestão entre trimestres demasiado curtos);

Gestão do currículo de forma a aliar aos conteúdos estruturantes a estratégias de ensino-aprendizagem mais envolventes de forma a melhor desenvolver as competências de Comunicação, Colaboração, Criatividade e Pensamento Crítico (4 C`s).

Gestão do calendário e do tipo de instrumentos utilizados para aferir e avaliar conteúdos, de forma mais aliciante para os alunos, na linha das recomendações do perfil do aluno do século XXI, possibilitando igualmente a redução dos níveis de stress dos alunos face à avaliação compactada em determinados momentos.

Eliminar parte do tempo e burocracia associada à existência de três momentos de avaliação, que passarão a existir somente no final de cada um dos semestres;

Possibilidade de períodos letivos mais alargados com mais espaço para monitorização e apoio aos alunos;

Teremos ainda reuniões de Pais?

Sim, como já é tradição, faremos no início do ano uma reunião geral com os Encarregados de Educação de cada ano que nos permitirá refletir sobre aspetos que a escola entenda por bem reforçar. Neste momento serão também esclarecidas dúvidas gerais dos senhores Encarregados de Educação.

Aproximadamente a meio do primeiro semestre teremos as nossas reuniões intercalares com Encarregados de educação.

No segundo semestre, em abril, serão entregues fichas de informação intercalares.

Os Responsáveis de turma continuarão a ter associado ao seu horário um período de atendimento, com os qual os pais poderão contar para agendar reunião pontual de acordo com o seu interesse ou dúvidas a esclarecer.

No que respeita à comunicação entre Colégio – Famílias reforçamos a importância de todos os Encarregados acederem ao portal do E- Schooling, uma vez que é este o meio de informação privilegiado para passar informação de caráter académico, bem como todas as circulares.

Como funcionarão as paragens letivas?

Com este novo modelo, encurtamos em três dias a paragem letiva do Natal e em dois dias a paragem da Páscoa. Acrescentamos uma paragem letiva de uma semana entre os dois semestres para que se proceda à avaliação do 1º semestre.

Para o aluno frequentar o colégio nos dias em que o Colégio está aberto o sr. Encarregado de educação deve expressá-lo por escrito.

 

O Colégio estará aberto nas paragens letivas?

O colégio estará aberto para receber os alunos do pré- escolar e 1º ciclo (que não tenham possibilidade de outro enquadramento) nos dias indicados no calendário.