Portugal e a Grande Guerra
No passado dia 27 e 29, os nossos alunos do 9º ano fizeram uma visita à Academia Militar na Amadora, onde tomaram contacto com valioso espólio referente à presença portuguesa na I Grande Guerra. Esta exposição aborda a presença portuguesa na guerra em África e na Flandres.
Os alunos percorreram um circuito de visita profundamente reveladora das histórias da Grande Guerra, circuito esse, montado num hangar da Academia Militar, de dimensões generosas, com aspeto pouco tratado, ideal para imersão num cenário de guerra.
Um dos objetos mais curiosos desta exposição é o saco de despiolhamento, usado para a desinfestação dos soldados atacados por piolhos. Outro, um espantoso lenço ilustrado (engenhosa iniciativa do Instituto Pasteur), destinado aos soldados analfabetos, mobilizados para a Guerra. Este lenço, forneceu explicações gráficas, compreensíveis por todos, sobre os procedimentos de primeiros socorros a prestar aos camaradas feridos em combate.
Os alunos puderam também entrar numa trincheira real e visitar virtualmente os diversos espaços que a constituem, enfermaria, posto de comando etc. Esta visita, contribuiu para que os nossos alunos entendessem melhor o enorme impacto que a I Grande Guerra teve no nosso país e na sua população. De norte a sul do país foram mobilizados mais de cem mil homens. Desses soldados, 8 mil morreram, 6 mil desapareceram, 8 mil foram feridos e 7 mil, feitos prisioneiros.