Prémio Pe. Nuno Burguete

O Prémio Padre Nuno Burguete, SJ, tem por objetivo homenagear um Educador de cada Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo associado da AEEP, que se tenha distinguido durante a sua carreira escolar ao serviço da Educação e dos Alunos.
Os educadores são os grandes responsáveis pela qualidade do ensino nos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e, ano após ano, num genuíno amor à causa educativa, dedicam o essencial da sua vida profissional e pessoal aos alunos, materializando o direito fundamental da Liberdade de Aprender e Ensinar.
Apresentamos como candidato ao Prémio um dos nossos esteios: o Engenheiro César Domingues Soares.
A sessão solene da entrega do merecidíssimo reconhecimento ocorreu no passado dia 20 de outubro no lindíssimo Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa num momento pleno de dignidade. O texto que enviamos na candidatura expressa bem a nossa gratidão para com a lealdade, disponibilidade e competência do “nosso” César. Bravo Engº César!

“O Eng.º César Domingues Soares estudou nas Oficinas de S. José (Salesianos de Lisboa) onde conclui o Curso de Artes Gráficas de Compositor Tipógrafo;

Frequenta o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa tendo concluído o Curso de Eletrotecnia e Máquinas no ano de 1972/73;

Inicia a sua carreira de professor nas Oficinas de S. José (Salesianos de Lisboa) em 1/10/1970 onde leciona durante dez anos. Em representação deste estabelecimento integra o júri Regional de Lisboa para as provas de exame do Ensino Particular e Cooperativo durante dois anos:

Em outubro de 1981 ingressa no Colégio Campo de Flores para instalar o Curso Geral do Ensino Unificado (3.ºCiclo do Ensino Básico) passando a integrar a Direção Pedagógica.

O Eng.º César Soares é desde o seu ingresso um esteio da nossa instituição.
Trabalhador incansável, ainda hoje dotado de uma energia e experiência ímpares. Arguto e reconhecido como grande gestor pedagógico pelos seus pares e pela entidade patronal (da qual é considerado como grande Amigo), é um Homem rigoroso na defesa dos valores da instituição e pessoais.

O EPC deve-lhe muito por acentuar a, já de si, relevante imagem de credibilidade, competência na formação de crianças e jovens. Sem quaisquer reservas candidatamos o Professor César Soares a este reconhecido e merecido Prémio.”