“Prevenir para proteger”
Os simulacros de situação de emergência são iniciativas essenciais na criação de uma cultura e atitude muito proactiva face a possíveis situações de emergência. No nosso Colégio, todo o plano de segurança e emergência tem vindo a ser vivido com crescente participação e atenção. Três factos que nos provam este desenvolvimento: a criação no Colégio do Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil, a parceria com a Proteção Civil de Almada e com a Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide (permitindo simular contactos junto a pontos estratégicos como o Hospital Garcia de Orta).
O simulacro que realizámos no passado dia 13 de outubro, pode integrar igualmente a iniciativa “A Terra Treme” da Agência Nacional de Proteção Civil, visando reforçar procedimentos em situação de sismo.
Enquanto aguardamos pela conclusão do relatório deste nosso simulacro, e tendo decorrido com grande normalidade e eficácia, constatámos a necessidade de introduzir algumas alterações nos percursos de emergência. A nosso intenção será realizar cerca de cinco simulacros ao longo do ano letivo bem como a horários totalmente diferentes.