Probótica no Colégio Campo de Flores
A nova disciplina de Probótica (Programação e Robótica) no 1º e 2º Ciclo já em funcionamento no Colégio Campo de Flores está a manifestar-se muito interessante para os alunos que começam a dar os primeiros passos no raciocínio lógico aplicado à algoritmia e na componente mais física como a eletrónica aplicada à programação em ambientes Arduino com a linguagem de programação S4A. A par destas práticas os alunos ainda desenvolvem as capacidades de organização, partilha, trabalho colaborativo e manipulação de ferramentas associadas à motricidade fina.
A iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico – Probótica – surge no ano letivo 2017/2018, decorrendo da implementação do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1º ciclo do Ensino Básico entre 2015 e 2017. Tendo envolvido mais de setenta mil alunos durante os anos anteriores, inicia-se, neste momento, um novo ciclo de trabalho, onde se procura alargar as atividades desenvolvidas no âmbito da programação e robótica ao 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Em função dos diferentes níveis de escolaridade e o consequente desenvolvimento cognitivo dos alunos, a Probótica está organizada em quatro áreas das ciências da computação (Pensamento Computacional, Algoritmia, Programação e Robótica), estruturados de acordo com padrões de desenvolvimento – iniciais, intermédios e avançados – que pretendem estar articulados com os estádios de cada criança e jovem.
Através desta iniciativa – Probótica – procura-se contribuir para o desenvolvimento de capacidades e competências-chave transversais ao currículo recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem, alicerçadas em cenários de aprendizagem, que permitam estimular as aprendizagens, possibilitando assim que os alunos desenvolvam competências multidisciplinares, nomeadamente as que se encontram referidas nos referenciais de competências do séc. XXI.
(In ME)
P’la Equipa TIC
José Fernandes