PROJETO ARISS – Vamos Comunicar com os Astronautas
O programa ARISS foi criado e é gerido por um consórcio internacional de organizações de radioamador e agências espaciais, incluindo a NASA nos EUA, a Rosaviakosmos na Rússia, a Agência Espacial Canadense no Canadá e a Agência Espacial de Exploração Aeronáutica do Japão (JAXA) no Japão e a Agência Espacial Europeia (ESA) na Europa.
O programa educacional ARISS tem como objetivo motivar os alunos para as áreas da ciência e tecnologia por meio de contactos via rádio com astronautas no espaço. O aspeto mais interessante deste programa é a oportunidade de comunicação em tempo real entre estudantes e astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station). O projeto ARISS permite que os alunos aprendam como é a vida a bordo da Estação e quais os objetivos da missão espacial. A perceção das reações do corpo humano no espaço e outros assuntos ligadas às disciplinas científico-tecnológicas, tal como o estudo das órbitas, comunicações rádio e efeitos associados (efeito doppler, propagação, atenuação, etc.) ou mesmo a problemática do lixo espacial.
Os alunos participam num contacto ARISS ajudando a instalar uma estação de radioamador na escola (já existente), que é depois utilizada para conversar com os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Essa interação dura cerca de 10 minutos, que é o tempo que a Estação ISS leva para passar sobre uma determinada localidade.
O Programa ARISS proporciona oportunidade à comunidade escolar (alunos, professores, famílias e comunidade envolvente) de se consciencializar dos benefícios substanciais dos voos espaciais tripulados (exploração espacial e descobertas científicas).
O projeto ARISS no Colégio nasceu da vontade de conhecer e dar a conhecer curiosidades relativas à vivência no espaço (rotinas e tecnologias associadas) e objetivos das missões espaciais, em concreto no que concerne aos astronautas a bordo da ISS.
Além de uma visão alargada sobre as tecnologias aeroespaciais e das atividades experimentais a bordo da ISS vai ainda ser possível estabelecer um contacto rádio com os astronautas em órbita. O planeamento e organização desse contacto rádio, na banda de amador, é apoiado pela ARISS Europe, com a orientação do nosso Mentor Gianpietro Ferrario, IZ2GOJ (Staff da ARISS Europe) e em Portugal com o apoio do colega Luís Califórnia (CT1- GOY) da REP. A equipa do colégio é constituída pelos professores Sandra Gago (Public Relations Contact); João Rafael, CT1-BOP (Principal); José Fernandes, CT1-FGK (Coordinating Teacher).
Neste projeto está prevista a envolvência de toda a comunidade educativa sobre a temática ISS. Os alunos irão formular um conjunto de perguntas (18 a 20 questões) previamente selecionadas e aprovadas em Conselho Pedagógico. Os alunos, ao vivo, fazem as perguntas aos astronautas durante aproximadamente 10 minutos.
O Colégio Campo de Flores tem o seu projeto de comunicação rádio (em direto com os astronautas) aprovado pela NASA. Foi atribuída, pela ARISS Europe, uma janela de oportunidade compreendida entre Janeiro a Junho de 2019.
Equipa Projeto ARISS