Projeto “Nós Propomos”
No dia 30 de abril os alunos do 11° ano de Socioeconómicas apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, no âmbito da disciplina de Geografia A, no contexto do projeto “Nós Propomos”, dinamizado pelo IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território).
Este projeto, coordenado pelo professor Sérgio Claudino do IGOT, visa uma cidadania territorial local numa perspetiva de governança e sustentabilidade. É um projeto muito importante a nível nacional que é apoiado pelo Ministério da Educação e da Ciência e está espalhado pelas escolas do Continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, e em países como Espanha, Brasil, Colômbia, Moçambique.
Os nossos projetos tinham os seguintes temas: Introdução de chuveiros nas praias da Costa de Caparica, Missão praia da Mata e Degradação da estrada florestal da Costa de Caparica. Têm como objetivo uma proposta de melhoria do nosso concelho, pelo que os grupos focaram-se num só problema que gostavam que fosse melhorado, nomeadamente, a introdução de chuveiros e lava pés nas praias, melhoria dos acessos e estacionamento na praia da Mata e a beneficiação da estrada florestal.
Para a elaboração dos nossos trabalhos, contámos com a ajuda da nossa professora de Geografia A, Julieta Antunes, do professor Sérgio Claudino e de alguns responsáveis da Câmara Municipal de Almada, ligados à elaboração do Plano Diretor Municipal, na pessoa do engenheiro Duarte Sobral e do arquiteto Paulo Pardelha, na sequência de uma reunião com o professor João Couvaneiro, Vereador para a Educação, a quem agradecemos a disponibilidade e atenção.
A nossa experiência no IGOT teve início pela manhã com a apresentação individual dos projetos e terminou na parte da tarde com um Seminário, com intervenções do Vice Reitor da Universidade de Lisboa, da Presidente do IGOT e do Professor Sérgio Claudino, elogiando a cidadania ativa demonstrada pelos alunos participantes (mais de mil). O dia finalizou com um momento musical proporcionado pela organização.
A nossa tarefa não terminou por aqui. A partir de agora cabe-nos submeter à consideração dos responsáveis da Câmara Municipal, as nossas propostas e aguardar que sejam analisadas e, quiçá, concretizadas.
Com este projeto, enquanto jovens, adquirimos uma participação ativa e preocupada no mundo que nos rodeia e aprendemos a preocuparmo-nos com o que é de todos nós.
Assim, é louvável a existência de iniciativas como esta, que promovem o civismo e o altruísmo entre os meios escolares, sendo uma experiência muito enriquecedora e que nunca vamos esquecer!
Catarina Rebola, 11º C