Projeto Viver o Campo
A caminhada feita na manhã do passado domingo, nas proximidades da Fonte da Telha, foi o último desafio do presente ano letivo, no que ao projeto “Viver o Campo” diz respeito.
Cerca de seis dezenas de caminheiros, entre encarregados de educação e alunos, concentraram-se junto às instalações militares da Nato, de onde partiram para uma caminhada de cerca de dez quilómetros. A extensa fila começou por progredir, pachorrenta, entre trilhos, no topo da arriba fóssil, de onde desfrutou de um surpreendente panorama. Desceu, depois, para a praia da Fonte da Telha, que percorreu em direção à Lagoa de Albufeira, até atingir os “Olhos de água”, uma curiosa nascente de água doce que sai como por magia da falésia e se funde depois com a areia da praia.
O regresso fez-se pelo mesmo percurso, com a dificuldade adicional de subir do nível da praia até ao topo. Um teste derradeiro à condição física dos caminheiros, que superaram todos com sucesso.
Pelo caminho, ouviram-se as interessantes explicações que o nosso biólogo, professor Ivo Meco, ia dando sobre a flora típica da arriba fóssil, suas características geomorfológicas e geológicas, que aumentaram sobremaneira o interesse da caminhada.
Agradecemos a todos os que quiseram partilhar este momento e prometemos que para o ano vamos continuar com novos desafios. Contamos convosco.