RECALIBRAR O TEMPO 2022-2023

O nosso Colégio celebra este ano 55 anos de existência. Parabéns a todos os que o sonharam, sonham, constroem sonhos e ações diariamente.

55 anos fazem-nos refletir sobre o tempo, sobre o valor do tempo.

Hoje, pararmos para pensar sobre o sentido da nossa ação é praticamente uma impossibilidade. A ditadura dos cliques do rato, dos SMS’s logo ao levantar e ao deitar, as notificações, podcast’s, blogues, insta, face, tic-tok , twitters, as séries de episódios curtos… eliminam qualquer iniciativa de repouso sério. Quem pára para pensar; quem se isola para refletir, quiçá pára para melhor entender a sua humanidade e, assim, poder firmar compromissos consigo próprio e com a humanidade dos outros, quem pára, só pode ser preguiçoso; temos de produzir, temos de consumir, temos de estar “on” ininterruptamente. O sono, o ócio nunca foi tão mal visto mas também tão necessário ao ser, para ser Humano.

A nossa humanidade está esmagada. Onde quer que circulemos, as oportunidades para produzir e consumir controlam a nossa vontade. Deixamos de ser livres para aderir, acriticamente, aos movimentos mais ou menos estimulantes ou radicais que nos inundam! Procurando uma analogia para os “novos” tempos diria que a nossa vida passou de uma longa-metragem para as “curtas-metragens”, com “frames” únicos e desintegrados do movimento em contínuo que é a Vida. É por isso urgente que todos reaprendamos a brincar, que todos reaprendamos a repousar. Que o frenesim informacional se acalme deixando tempo para que, sós ou em grupo, possamos reestruturar o nosso tempo e possamos melhor saborear a nossa humanidade.

Para melhorar a concentração e a capacidade de ver e sentir é este um grande desafio para todos. Um desafio que abraçamos com determinação e cara alegre.

Celebremos condignamente o nosso expressivo aniversário. Hurra! Hurra! Hurra!

Um Excelente e Repousante ano letivo para Todos!