Safari de zoólogos
Os alunos do 5º ano foram, no passado dia 13, ao Badoca Safari Park, para estudar a diversidade animal e a relação entre a morfologia dos animais e as características do respetivo habitat.
Compreendendo a importância de promover as medidas de conservação da natureza, estes zoólogos passaram um dia diferente no meio da natureza. Viveram a aventura do safari e observaram, de perto, zebras, girafas, orixes, gnus, búfalos, tigres e muitas outras espécies, típicas do continente africano e em vias de extinção. Assistiram à alimentação de lémures e aprenderam vários pormenores sobre a vida destes animais e analisaram, atentamente, a atividade de algumas aves de rapina para compreenderem o seu regime alimentar. Aproveitaram o ar puro e realizaram um breve passeio pedestre, no qual conheceram alguns répteis, algumas espécies de primatas, diversas aves, entre outros grupos de animais. No seu caderno de campo, anotaram o nome científico das espécies dos animais que mais gostaram de conhecer, assim como as suas características mais importantes.
As condições climatéricas foram muito favoráveis e apesar do tempo “ter passado a correr”, ainda foi possível realizar um circuito de rafting a bordo de um barco pneumático!
As Professoras de Ciências Naturais
O que considerei mais interessante no Badoca Park foi a observação dos lémures na posição de yoga! Percebi que gostam mesmo de apanhar sol! (Mafalda Pina – 5º A)
Gostei muito da nossa saída de campo ao Badoca Safari Park, pois foi uma oportunidade para estar em contacto com a natureza e com várias espécies de animais. Adorei! (Miguel Marto – 5º B)
Eu adorei ver os tigres. Também me espantei com o espetáculo de aves de rapina. Surpreenderam-me muito, especialmente a águia e o bufo real. ADOREI! (Gonçalo Caixeiro – 5º C)
Aprendi várias características de diversos animais e o que mais gostei foi de ver as aves de rapina e os lémures. Foi uma aventura andar no rafting africano e fazer o safari! (Rafael Gonçalves – 5º D)