Saída de campo no colégio – grupos dos 5 anos
No âmbito do Programa Ciência, projeto cuja intenção principal é desenvolver o pensamento crítico dos nossos alunos, através de ações como a observação e a experimentação, os grupos dos 5 anos, com o auxílio da professora Margarida Cruchinho, exploraram ao pormenor o pinhal do Colégio!
Com esta atividade aprenderam muito bem como distinguir um ser vivo de um ser não vivo. Em equipa, de lupa na mão e caixa de Petri no bolso, inspecionaram o ecossistema do nosso Colégio!
Observaram e recolheram pequenos animais – ou partes deles – sementes, folhas, flores e caules de várias plantas e também, diferentes tipos de rochas.
Durante esta curiosa investigação, nem sempre foi fácil concluir que a pinha, o pinhão e outros seres inanimados não pertencem ao grupo dos seres não vivos, por serem parte de seres-vivos.
Este “estudo” continuou na sala de aula e foi com imenso entusiasmo que estes pequenos cientistas analisaram e agruparam os seres que recolheram, segundo a classificação que aprenderam!
Depois desta saída de campo, o pinhal não será, apenas, um local de brincadeira, mas também um laboratório onde estes pequenos investigadores farão novas descobertas!
“Aprendemos que as coisas paradas como as folhas podem ser seres-vivos, porque são partes de seres-vivos” – Manuel Pereira
“Eu não sabia que no pinhal havia muitas pedras pequeninas e que elas são seres não-vivos.” – Maria Rita Teixeira
“Apanhei uma abelha que estava morta, mas era um ser-vivo” – Carolina Mettelo