Selo de Segurança Digital OURO atribuído ao Colégio Campo de Flores

O projeto europeu eSafety Label (Selo de Segurança Digital) é a uma iniciativa da European Schoolnet, dirigida às escolas que visa promover e certificar práticas de segurança digital, promovendo assim, ambientes seguros e enriquecedores no âmbito das tecnologias digitais.

Este serviço de apoio e de acreditação constitui um importante contributo no desenvolvimento e na manutenção de padrões de elevada qualidade na segurança digital nas escolas públicas e privadas. O colégio Campo de Flores foi distinguido, pela segunda vez, com a atribuição do selo de ouro pela equipa eSafety Label da European Schoolnet (Bruxelas – Bélgica).

Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com os aspetos relacionados com a cibersegurança.

O Selo da Segurança Digital é também apoiado pela SeguraNet cujos objetivos gerais consistem na promoção de uma navegação segura, crítica e esclarecida na Internet e na utilização consciente dos dispositivos móveis pela comunidade educativa, isto é, segundo os princípios da Cidadania Digital.

A certificação eSafety Label considera três áreas distintas de segurança digital: infraestrutura, políticas e práticas. No parâmetro infraestrutura é feita a avaliação da segurança da rede escolar; na política, é avaliado o desenvolvimento e as políticas relativas ao uso das tecnologias; na prática, é avaliada a competência dos alunos à reação dos perigos associados à utilização das tecnologias.

O desenvolvimento das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) tem vindo a acentuar-se cada vez mais, o que leva a uma maior atenção no que concerne à Segurança Digital. Os riscos mais comuns no uso das tecnologias dizem respeito à falta de privacidade, partilha de informação pessoal e ao facto de as pessoas estarem tão envolvidas neste mundo digital que se esquecem do mundo real em que vivem. Para além das pressões que as redes sociais provocam nas pessoas existe, ainda, a inabilidade e o mau uso da utilização dos recursos digitais.

Atualmente as redes e os equipamentos informáticos são muito seguros, identificando-se, contudo, grande fragilidade na componente social. A mitigação destes problemas passa pela formação dos utilizadores e a escola tem aqui um papel fundamental.

Salientamos a importância da participação empenhada dos nossos alunos e professores na atribuição deste Selo Europeu de Segurança Digital sendo que algumas das atividades ocorreram fora do contexto formal do currículo.

Departamento de Informática