Semente, sementinha…

No mês de março chega a Primavera e, como pequenos cientistas que somos, decidimos iniciar uma investigação sobre plantas!

Dando continuidade ao Projeto Ciência, com a colaboração da professora Margarida Cruchinho, transformámo-nos em “agricultores” por uma manhã.

Descobrimos que existem sementes nos frutos e nos legumes que comemos habitualmente. De casa, trouxemos algumas para a nossa investigação.

Começámos por analisá-las à lupa, conhecer os seus nomes e, em pequenos grupos, ordená-las por tamanhos, descobrindo as maiores e as mais pequenas.

Em seguida, preparámo-nos para semear. Como as nossas sementes eram “bebés”, precisavam de uma “cama quentinha”, por isso, usámos algodão em vez de terra.

Aprendemos que as plantas precisam de água e de luz do sol para crescer.

Regámo-las com a ajuda de uma pipeta e comprometemo-nos a observá-las, a cuidar e a cantar para elas todos os dias: “Semente, sementinha que na terra dá a flor. Semente, sementinha, verde, branca ou de outra cor. Força, força, força ‘pra nascer. Ai que linda, já está a aparecer!”

Queremos investigar o que acontece às sementes que não têm água nem luz e ninguém que cuide delas. Num copo com algodão colocámos algumas sementes sem água e sem exposição solar. Será que vão germinar?

Grupos dos 3 anos – Educadoras Carla e Marta