Simulacro do PEE – Plano de Emergência Externo da OZ Energia Gás

Os alunos e professores do Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores, a convite da Sr.ª Vereadora da Proteção Civil de Almada, Dr.ª Francisca Parreira, participaram na qualidade de Observadores ao Exercício “OZEnergEx2018”.
Este exercício permitiu, aos alunos, contribuir para a análise e geração de conhecimento na área da gestão dos riscos coletivos.
O exercício decorreu em modo LIVEX (exercício com meios reais no terreno).
O PEE – Plano Externo de Emergência foi ativado na sequência da ativação do PEI (Plano de Emergência Interno) da instalação industrial, que ocorreu momentos antes.
O cenário base do PEI- Plano de Emergência e Interno e PEE – Plano de Emergência Externo foi o seguinte:
– Rotura no tanque de gasóleo T15, por ação de uma equipa externa de manutenção, originando um incêndio violento;
– Não há contacto com a equipa de manutenção externa (3 elementos) que se encontravam a proceder à manutenção do tanque e respetivas tubagens;
– Existem feridos pertencentes ao estabelecimento industrial que se encontravam nas imediações e expostos à deflagração que originou o incêndio;
– O responsável da instalação determinou a ativação do PEI;
– Medidas de mitigação internas e evacuação da instalação ativadas.
O exercício decorreu na instalação industrial (Murfacém – Trafaria) e o Posto de Comando esteve instalado nas antigas instalações da LISNAVE, em Cacilhas.
A equipa de Proteção Civil do Colégio Campo de Flores, uma vez mais, enalteceu esta relação protocolar com os Serviços da Proteção Civil de Almada que nos permitiu reforçar e adquirir conhecimentos sobre os riscos coletivos no âmbito de uma Cidadania Consciente e Participativa pelo qual o Clube RCPC se rege.

Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil