Somos Artistas de Palmo e meio!

Regressámos ao colégio, cheios de saudades dos amigos e de vontade de viver novas experiências.

Nos tempos que temos vivido, é cada vez mais importante valorizar as coisas que nos fazem sentir bem. Quem nunca se emocionou com uma música bonita, riu às gargalhadas com um filme ou uma peça de teatro, se divertiu a dançar ou a pintar, sorriu ao ver dançar uma bailarina ou “viajou” com uma história?

Inspirados pelas muitas atividades criativas, que fizemos juntos no zoom, demos início a um projeto em que vamos conhecer e vivenciar as 7 artes. 

Este ano vamos ser Artistas de Palmo e Meio!

Pintura, escultura, música, dança, literatura, teatro e cinema serão os “palcos” onde vamos atuar, aprender e, certamente, brilhar ao longo dos próximos meses. Começámos pela que nos é mais próxima, a que fazemos muitas vezes, na nossa sala: a PINTURA. Experimentámos novas técnicas e materiais, como a pintura com berlindes, com pipetas e corante alimentar, com esponjas, com carimbos, com garfos, com carrinhos a deslizar na tinta, com cera derretida, com canetas presas em carros, a pintura no cavalete, a pintura de olhos vendados, o desenho na areia, e muitas outras. Também já conhecemos novos pintores – como Matisse e Mondrian – e reproduzimos algumas das suas obras, alargámos o nosso vocabulário e descobrimos meios de transporte nas obras plásticas.Esta semana, para além da PINTURA, começámos a “entrar no mundo” da ESCULTURA, através da modelagem de plasticina, antes de utilizarmos materiais novos, como o barro ou a massa de modelar, para construir obras em 3D. Esculpimos as iniciais dos nossos nomes, fizemos ouriços de outono e até construímos o nosso rosto em plasticina. 

Mal podemos esperar para conhecer obras de escultores verdadeiros! Será que vamos ser capazes de imitar algumas delas?

Para a semana, vamos experimentar criar esculturas com tampinhas. Criativo, não? Ainda tivemos tempo para dar um saltinho ao universo do TEATRO e da LITERATURA e dramatizámos duas histórias: “A lenda de S. Martinho” e a “Maria Castanha”.

Acompanhem a nossa viagem pelo mundo das artes – com a qual estamos a aprimorar o nosso sentido estético, a nossa criatividade e sensibilidade, enquanto aprendemos matemática, desenvolvemos a linguagem e descobrimos tanto sobre o mundo que nos rodeia.Este projeto têm-nos feito sorrir.
Viva a Arte! Vivam os sorrisos!

Grupos dos 4 anos – Educadoras Marta e São