Tema Integrador “Sou Porque Somos”
Ao longo da História da Humanidade, a necessidade de coesão social não parece ter tido como principal objetivo ir ao encontro das necessidades das pessoas, antes permitiu-se, em nome dessas necessidades, formar sistemas políticos, económicos, sociais, religiosos, entre outros, que criaram e continuam a criar desigualdades na participação política, nas condições sociais, no acesso aos benefícios da ciência e da riqueza produzida. Dizer que a vida humana em nada beneficiou dos progressos da História da nossa civilização seria, por certo, sinal de forte miopia.
Estaremos a viver uma nova revolução, a digital que, tal como as restantes (escrita, agrícola, industrial, computacional), parece trazer muitos progressos científicos que facilitarão e prolongarão a vida humana. A grande mudança está na velocidade em que tudo acontece e que, no mínimo, nos desnorteia.
É fundamental que aproveitemos este grande progresso para o centrarmos verdadeiramente no que interessa: as pessoas. Quando os nascimentos diminuem, quando a esperança de vida aumenta, o equilíbrio emocional das pessoas, garantia para que se atinja a alegria, o amor, a partilha e a felicidade, só será conseguido através de uma sociedade que não se divida entre “os de sucesso” e “os Outros”, entre “os novos” e “os Velhos”, entre “quem pode” e “quem É mas não tem”. As relações sociais virtuais não substituem o toque real, os abraços, os beijos, os afetos que combatem a solidão, que reforçam a partilha e a entreajuda e dão-nos a consciência de pertença a um mundo onde residem os verdadeiros valores humanistas.
São estes os valores humanistas que o Colégio Campo de Flores sempre defendeu, defende, que tem por missão continuar a defender, e que sejam cada vez mais uma realidade. O contributo do Colégio para uma sociedade melhor passa por partilhar com os alunos as dinâmicas deste “admirável mundo novo”, incrementando a consciência individual, e por apoiar cada um dos seus alunos nas suas necessidades académicas e emocionais para que seja competente e feliz.
Ao contrário do que muitas vezes se diz, que a “nossa maior riqueza está na nossa diferença”. Acreditamos que a nossa maior riqueza está precisamente nos valores que defendemos em comum: o trabalho, o respeito, a justiça, a solidariedade, a amizade, a sustentabilidade emocional e ambiental.
Sejam todos muito bem-vindos a mais um ano letivo pleno de desafios!