Tema Integrador: Medo? Empatia e Bem Estar!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é DestaqueF1-1.jpg

Rui Zink no seu livro “A instalação do medo” faz uma breve reflexão sobre as fontes do Medo na sociedade atual e a quem servem. Estamos a cair numa república do politicamente correto: quem pensar diferente…  

O tema escolhido para o ano letivo 2019/2020 é um instrumento, mas não para acabar com os receios ou medo racional (pelo que parece são importantes para a nossa responsabilidade e respeito); “Bem-Estar: Nosso e do Mundo” procura criar iniciativas pedagógicas que deem a compreender fatores de confiança, de segurança, criando alternativas ao frenesim da comunicação social (muitas das vezes através de notícias falsas).

O medo dos mercados financeiros (que passam a vida “nervosos”); o medo da violência urbana (Portugal é identificado como o 4º país mais seguro do mundo); o medo das viagens onde tudo pode acontecer…

Aconselho a que deem uma olhada ao sítio na internet –www.goodnews.org– e tomem consciência do muito de bem que é realizado pelo Mundo fora.

A nossa mensagem não é de miopia, pelo contrário é um desafio a que abramos bem os olhos e percebamos como podemos aumentar o nosso – e do Mundo – Bem-Estar.

Acreditamos que será sempre através das relações humanas de cooperação e empatia que iremos combater os desafios que a sociedade nos coloca: “A união faz a força”.

E, por certo, não será utopia nem ingenuidade a frase do meu Amigo Professor Doutor António Mendes: “Somos Gente que gosta de Gente: de Toda a Gente”. Esta afirmação é-nos extremamente exigente na visão que temos da vida, dos valores que defendemos e da complexa relação que temos com os outros humanos e com a sustentabilidade da nossa casa-abrigo: o Planeta Terra.

Vamos criar os meios para que o neurotransmissor do Bem-Estar – a serotonina – se instale em cada um de nós.Parágrafo

Votos de Excelente e empenhado ano letivo!!