“TERRAS RARAS”
Quinta-feira, dia 12 de novembro, as alunas de química do 12ºA fizeram uma Apresentação Pública no Auditório do Colégio sobre o tema “Terras Raras” para os colegas do décimo ano, turmas A e B.
No dia 12 de Novembro, foi apresentado aos alunos de 10ºano o trabalho de pesquisa sobre os elementos Terras Raras.
Os elementos terras raras não são aprofundados no programa de 12º ano de Química, no entanto, este trabalho deu-nos a oportunidade de irmos além e expandir o nosso conhecimento; serviu também de preparação para o projeto PIN.
Com este trabalho, conseguimos ultrapassar dificuldades relacionadas com a exposição oral e consolidar temas previamente estudados.
Catarina Amado e Catarina Martins, 12ºA
Ecos da assistência:
… Após uma pequena introdução, as colegas do 12º ano disseram-nos onde podíamos encontrar estes elementos e algumas das suas aplicações… Explicaram-nos que as suas características podem ser alteradas permitindo-lhes outras utilidades…
… Estes elementos são raros porque têm características diferentes de todos os outros, por isso apesar de muitas vantagens têm algumas desvantagens: problemas ambientais… e problemas entre países…
As colegas terminaram a apresentação dizendo que os elementos Terras Raras são abundantes mas com características especiais, o que os torna raros. Disponibilizaram-se para eventuais questões.
Eu gostei bastante da apresentação e ajudou-me a perceber mais sobre o bloco F da Tabela Periódica que raramente falamos. Falaram de forma clara e sem excesso de informação. Foi muito esclarecedor.
Rita Fernandes, 10ºB
Eu gostei muito da apresentação das alunas de 12º sobre os elementos Terras Raras pois pude conhecer a sua localização na tabela periódica, métodos de extração destes elementos presentes no solo terrestre e compreender a importância e as diversas utilidades dos Terras Raras no nosso quotidiano.
Carlos, 10ºA
Achei que esta palestra foi interessante pois abordou uma matéria que eu desconhecia. Com esta, fiquei a conhecer alguns componentes dos elementos Terras Raras bem como, a sua utilização, onde as podemos encontrar e a forma de extração.
Lourenço, 10ºA