TRABALHO DE PROJETO
No início do ano letivo o 4.º ano abraçou como tema para o Trabalho de Projeto “Salvar o Mundo”. Viviam-se tempos conturbados com o flagelo dos incêndios e o grande período de seca em Portugal. Cada turma escolheu um subtema. Os alunos do 4.º B escolheram “A Água”.
No 1.º período os alunos pesquisaram quais os produtos usados em casa que provocam poluição da água. Tentou-se, desta forma, que os alunos percebessem que a poluição começa nas nossas casas e não é só responsabilidade das grandes fábricas. Pesquisaram nos iPads do Colégio, organizaram a informação e apresentaram-na aos colegas de turma. Surgiram como principais produtos poluentes, os detergentes que todos usamos em casa. Também surgiu um produto amigo do ambiente, embora mais caro: o detergente biodegradável.
No 2.º período as pesquisas dirigiram-se para o que fazer para poupar água e quais as consequências da poluição da água para pessoas, animais e plantas. Descobriram-se muitas doenças diretamente provocadas pela ingestão de água poluída ou contaminada e, indiretamente, pelo consumo de plantas ou frutos nascidos em solos contaminados com água poluída.
No início do 3.º período, recordámos o livro trabalhado nas aulas “A Beatriz e o Plátano”. Nessa obra, a Beatriz esforça-se para salvar a sua amiga árvore, tendo inclusive contactado a Câmara Municipal para evitar o seu abate. Assim, a melhor forma encontrada pela turma para concluir todo este intenso trabalho de pesquisa e organização da informação, relembrando que o tema principal era “Salvar o Mundo”, foi contactar empresas e serviços cujos produtos ou ações influenciam a poluição das nossas águas. Em conjunto, decidimos contactar, por carta, a Capitania do Porto de Setúbal, a Petrobrás e produtores e distribuidores de detergentes, tais como a Jodel, a Henkel, a Persil e a Skip. Nessas cartas, revelaram o trabalho que tinham feito ao longo do ano e apontaram ideias e sugestões para tornar os seus produtos e serviços mais AMA (Amigos do Ambiente).
Embora as cartas tenham sido enviadas perto do final do ano letivo, três grupos já receberam respostas muito positivas e atentas às sugestões dos alunos, convites para visitar a Jodel e proposta da Polícia Marítima para uma sessão de esclarecimento no Colégio.
Os grupos de trabalho eram compostos por três alunos, num total de nove grupos. Em cada período os grupos eram compostos por diferentes alunos. A pesquisa foi feita nos iPads, em livros, através de entrevistas a familiares e amigos. Os trabalhos finais variaram entre cartazes, folhetos, apresentações em powerpoint e vídeos. Para cada período foram dedicadas cinco sessões, com a duração de 1h30min cada.
Professor do 4.º B – Moisés Couto