Treme -Treme

foto_interna_1

O Colégio Campo de Flores participou no ensaio de um software de simulação de sismos desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico (Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos). Neste ensaio estiveram presentes alunos do Clube de Proteção Civil e a ensaiar a aplicação informática os alunos do 4º ano B.

Este projeto cujo objetivo é a definição de estratégias de prevenção de catástrofes, utilizando a educação como plataforma para aumentar a resiliência das comunidades de forma a contribuir para a disseminação dos conhecimentos e aproximar a sociedade civil da temática do risco sísmico. O Instituto Superior Técnico desenvolveu o jogo e disponibiliza-o online com a denominação “Treme-Treme” no Site www.treme-treme.pt. O jogo permite que os jovens/crianças aprendam de uma forma divertida, conceitos apropriados para a sua idade bem como os procedimentos corretos durante a ocorrência de um sismo.

Responsáveis pelo Projeto Treme Treme: Mónica Amaral Ferreira (PhD & Researcher | DECivil – ICIST), Carlos Sousa Oliveira (IST), Mónica Amaral Ferreira (IST) e Hugo O’Neill (Flaidisaine)

José Fernandes

Joguei um jogo que me ensinou o que fazer em casa, no caso de um tremor de terra.

O jogo que joguei ensinava-nos o que devemos ter sempre pronto numa mochila para, em caso de haver um terramoto, irmos para a rua com objetos que nos ajudam a sobreviver, durante as primeiras horas.

Aprendi no jogo, que devemos ter sempre pronto um kit de sobrevivência com: uma lanterna, um apito, comida, água, um rádio e pilhas.

O jogo estava muito bem feito.

Tinha vários níveis mas o último era muito difícil.

Aprendi coisas que não me vou esquecer.

Os assuntos do jogo eram os terramotos e os tsunamis.

Tinhamos que preparar uma mochila com coisas úteis para sobreviver, afastarmo-nos de muros, prédios e candeeiros e depois quer de noite, quer de dia, tínhamos de passar por situações para não morrermos.

Aprendi que em caso de um terramoto ou um tsunami, devemos agir rapidamente mas com calma, para que tudo corra bem a nós e à nossa família.

O jogo era giro e interessante. Tinha situações de stress e de rapidez para nos tentarmos salvar em caso de terramotos.

O “Treme-Treme” foi um nome bem escolhido para aquele jogo informático, porque o assunto principal do jogo eram os terramotos.

Nunca pensei que os engenheiros civis também construíam jogos para computadores. Boa ideia!

foto_interna_2

Alunos do 4º ano B