Um Bom Ano Letivo Para Todos!
A Era Digital: Que Desafios?
As revoluções disruptivas, a que o mundo assistiu desde o neolítico até aos dias de hoje, exigiram sempre uma capacidade de adaptação grande do ser humano, mas simultaneamente permitiram aumentar a consciência dos direitos e deveres (ainda que muito esquecidos) que a cada um assiste.
Esta 4ª Revolução, a da digitalização, introduz algo de novo: a rapidez das mudanças e suas imprevisíveis consequências. Utilizando uma comparação pouco feliz (e desculpem-me), associo esta mudança de paradigma à crise dos refugiados. Ninguém os quer devido às diferenças culturais e à generalizada falta de ofertas de emprego; neste mundo digital temos de um lado os nativos digitais – os nossos filhos e netos -que em muitos casos navegam com vento muito favorável e, do outro lado temos os emigrantes digitais: gerações em que o pensamento computacional não entrou e, provavelmente, já não vai entrar. A agravar este cenário de diálogo de surdos estará o aumento da longevidade no ser humano, que viverá muito mais, com muitas doenças fatais a tornarem-se crónicas mas com rendimentos reduzidos e com tempo desmesurado para o lazer.
O nosso trabalho, na formação dos nossos alunos, é acompanhar os tempos, pois a digitalização é irreversível e, simultaneamente, dotá-los de espírito crítico e de valores humanistas que os levem a pensar em termos comunitários (“Sou porque Somos”), de entreajuda, de empatia, de partilha mais do que no redutor sucesso profissional individual.
É um desafio enorme em que teremos de envolver mais todas as gerações, pois torna-se imprescindível um debate alargado de toda a sociedade.
Estamos cá para esta reflexão e para muita acção. Um Excelente Ano Lectivo para todos!