Um texto a partir de uma situação
Na primeira metade do primeiro período, pedimos aos alunos de todas as turmas dos 3º ao 6º anos que escrevessem um texto a partir de uma situação.
A situação dada foi a seguinte:
Era uma vez uma pequena casa perdida na floresta, onde raramente aparecia alguém. Aí vivia uma senhora que adorava chá e biscoitos com geleia. Sempre sozinha, a pobre senhora sonhava com o dia em que alguém aparecesse.
Demos liberdade aos alunos para continuarem a história conforme entendessem. Assim, aqueles que quisessem repetir a introdução podiam fazê-lo, aqueles que preferissem começar de imediato a narração de algo que tivesse acontecido a esta personagem também o podiam fazer. Da mesma forma, os alunos foram livres de escrever o número de linhas ou de palavras que entendessem.
Os únicos elementos que poderiam limitar a escrita dos alunos foram a sua própria imaginação e o tempo da aula. Verificámos que, em cada ano de escolaridade, o caminho seguido para a situação dada foi diferente e sempre surpreendente. Assim, decidimos selecionar alguns textos que queremos partilhar convosco.
Os alunos dos 3º e 4º anos reescreveram os seus textos manualmente, enquanto os dos 5º e 6º anos o fizeram no computador. Em qualquer uma das situações, permitimos aos alunos que aperfeiçoassem os seus textos originais, reformulando-os, modificando-os, completando-os… afinal, o que importa é a Escrita!