Utilização Consciente da Floresta

O colégio Campo de Flores participou, uma vez mais, com o seu Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2019. Esta atividade de âmbito nacional envolve além das entidades de Proteção Civil voluntários integrados em equipas de patrulhamento e vigilância de incêndios sensibilizando os utilizadores da floresta para uma utilização consciente deste vasto património florestal que se vai degradando progressivamente pelas agressões constantes ao ambiente. É nosso dever como cidadãos estar atentos e cuidar, por vezes simbolicamente, desta riqueza ambiental que quando agredida demora muitos anos a recuperar. Este ano o nosso colégio participa em dois fins de semana com equipas de professores e alunos na Mata dos Medos, zona protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Alguns testemunhos da equipa que participou no dia 20 de Julho de 2019:

 “Mais uma vez, um sábado bem passado com esta excelente equipa de voluntários do Colégio Campo de Flores, neste pequeno contributo cívico. Vigilância agradável e sem contratempos. O calor fez-se sentir, como também, a boa disposição. Vistas maravilhosas, completam esta formidável atividade ao ar livre, na Mata dos Medos, em conjunto com estes bravos profissionais da proteção civil e respetivos bombeiros.

Agradeço a vossa disponibilidade e a oportunidade que nos é dada.

Um bem-haja a todos participantes e profissionais, que nos protegem e salvaguardam, de um bem, que é de todos nós…”

Dário Miguel (Professor e membro do Clube de Proteção Civil CCF)

“O dia passado na Mata dos Medos (que foi organizado pelo Clube de Proteção Civil do Colégio), embora tenha sido um dia cansativo, pois caminhámos cerca de 19 kilómetros com bastante calor, foi importante ter participado nesta iniciativa, uma vez que nos alerta para a enorme importância do patrulhamento das nossas florestas, assim como os procedimentos a tomar durante a patrulha que são imprescindíveis.”

Tiago Vinagre Ferreira (Aluno do 12º Ano e membro do Clube de Proteção Civil CCF)

Participar na “Operação Floresta Segura, Floresta Verde”, promovida pelo Clube de Proteção Civil do Colégio Campo de Flores, foi uma experiência muito enriquecedora de trabalho colaborativo com as autoridades da Proteção Civil e Bombeiros de Almada. Juntos partilhámos histórias e desfrutámos da agradável vista junto à arriba fóssil, enquanto fazíamos a vigilância da Mata dos Medos mantendo-a a salvo dos incêndios. Apesar do calor e do cansaço, foi agradável e gratificante ter tido oportunidade de dedicar um dia da minha vida à nossa querida floresta.”

Sandra Gago (Professora de Inglês e membro do Clube de Proteção Civil CCF)

“Foi com grande satisfação que pude acompanhar esta maravilhosa equipa que com grande dedicação e empenho patrulhou e vigiou a floresta dando, por vezes, conselhos aos utentes que se cruzavam connosco. Numa atividade em que o lema “Um Dia das Nossas Vidas pela Nossa Floresta” se tornou bem patente pela forma como a atividade decorreu. Apreciei muito a interação entre os agentes de proteção civil no terreno, professores, alunos e bombeiros que foram muito gentis connosco. Foi um dia bem passado com a praia ali ao lado e um calor que nos aqueceu o corpo mas também a alma porque o nosso contributo, embora simbólico, foi importante para este património florestal.”

José Fernandes (Professor e membro do Clube de Proteção Civil CCF)

No âmbito do clube de proteção civil do colégio, no dia 20 de julho do presente ano, tivemos a oportunidade de participar, mais uma vez, numa atividade muito enriquecedora, desta vez enquanto equipa de patrulhamento e de vigilância de incêndios na floresta. Esta atividade contribuiu, e muito, para que os alunos compreendessem melhor a dimensão e a importância do pinhal que se encontra tão perto de nós, e do qual sabíamos tão pouco. Para além disso, é ainda importante destacar que foi uma ótima forma dos alunos conviverem e se abstraírem da época de exames onde se encontravam.”

Hugo Gamaliel Pereira (Aluno do 12º Ano e membro do Clube de Proteção Civil CCF)

Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil CCF