Floresta Segura 2016
O Colégio Campo de Flores, representado pelo Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil, volta a participar na operação “Floresta Segura, Floresta Verde” levada a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada. O Clube de Proteção Civil do colégio, com a Proteção Civil, Bombeiros, GNR, Serviços Florestais e equipas de voluntários permanentes e voluntários integrados, vai participar no patrulhamento da floresta e vigilância de incêndios na zona da Fonte da Telha e Mata dos Medos. A fase mais importante da vigilância, tem início a 1 de Julho e termina no final de Setembro.
Aos fins-de-semana e feriados serão feitas as patrulhas apeadas e motorizadas e estarão connosco em permanência carros de bombeiros posicionados estrategicamente no local. O nosso Clube costuma, em função da disponibilidade da sua comunidade educativa, fazer uma escala para podermos colaborar com as entidades oficiais. As equipas de voluntários (grupos de 6 elementos) têm que ser apresentadas com alguma antecedência à tutela. Desta forma solicito a quem se interessar em participar que se registe a partir do seguinte link e preencha o formulário. As inscrições são limitadas e por ordem de chegada.
Junta-te a nós e vem cuidar da nossa Floresta!
Alguns testemunhos/ECOS da Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015
“Eu adorei participar na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015, porque aprendi coisas novas.
Aprendi que não se deve apagar fogos com água do mar, pois o sal faz mal ao solo.
O que mais gostei foi visitar a torre de vigia, porque consegui ver como a floresta é grande e bonita”
Matilde Almeida (aluna – 8 anos)
“Quando soube desta operação pelo Professor José Fernandes, não hesitei um segundo em participar, uma vez que iria ter a oportunidade de ajudar voluntariamente para uma causa nobre, a vigilância e proteção da nossa floresta.
As minhas expectativas eram altas e no momento em que o Coordenador da Operação Jorge Graça fez o briefing da operação, verifiquei que estávamos perante uma equipa bem organizada e preparada para o terreno.
A participação na vigilância motorizada, permitiu conhecer em detalhe o difícil trabalho da equipa de Proteção Civil de Almada e Panteras na sua vasta área de patrulhamento.
Foi um privilégio participar na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015, que só foi possível com o apoio e organização do Professor José Fernandes, Proteção Civil de Almada, Panteras e colegas voluntários.”
Fernando Almeida (Encarregado de Educação)
“A minha experiência na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 foi sem dúvida gratificante e útil para perceber melhor o quanto é importante preservar a nossa floresta que é sem dúvida muito bonita. Também devo agradecer a companhia e orientações durante o patrulhamento dos Senhores Couto e Prata da associação de Comandos de Almada, Seixal e aos professores Guilherme Franco e José Fernandes. Agradeço, ainda, esta oportunidade ao Senhor Coordenador da Operação Jorge Graça”
Carlos Quintino (aluno – 15 anos)
“Tinha como objetivo ao me ter inscrito nesta atividade conhecer “por dentro” a zona de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil de Almada. Além disso pude conhecer homens que com o seu contributo voluntário fazem com que ainda hoje seja possível termos em Almada um património tão vasto e de inestimável valor para as gerações futuras. Foi um sábado bem passado na companhia do Couto e do Prata (se me permitem deixar cair o Senhor – coisas de homens de armas) que nos orientaram e com as suas valiosas indicações e nos partilharam saberes que só estes homens conhecem. Parabéns a todos!”
Luís Rodrigues (Encarregado de Educação)
“O que me marcou pela positiva, foi fazer uma coisa diferente que eu não estava acostumado a fazer e durante este dia tive o privilégio de observar a maneira como os membros da Proteção Civil trabalhavam e também tive o privilégio de patrulhar as florestas com os elementos do meu grupo. Acho que foi uma experiência inesquecível que nos fez sentir úteis de certa maneira para a sociedade civil.”
Ricardo Rodrigues (aluno – 13 anos)