Vigilância da Floresta – Mata dos Medos
No âmbito de um protocolo estabelecido entre o Colégio Campo de Flores (Clube de Proteção Civil) e os Serviços Municipais de Proteção Civil de Almada, alunos, encarregados de educação e professores desta instituição têm vindo a participar na vigilância de incêndios na Mata dos Medos, integrados como voluntários de Proteção Civil. Este ano já participámos em duas operações (dias 2 e 16 de Julho). Esta atividade de vigilância da floresta traduz-se num modesto, mas importante, contributo de preservação do nosso património florestal.
ECOS:
“Eis a simples explicação para o nome da Mata dos Medos:
No séc. XVIII o rei D. João V mandou semear a Mata dos Medos, que assim foi designada não por se tratar de um local perigoso, mas porque médão ou medo, também significa duna.”
Patrícia Mendes (Encarregada de Educação)
“Ajudar a proteção civil foi uma experiência fantástica. A oportunidade de conhecer a fauna, a flora, a paisagem da arriba fóssil da costa de Caparica, caminhar pela Mata dos Medos, também ganhar uma maior consciência de como proteger a nossa natureza, sem esquecer o espírito de boa disposição e vontade de aprendizagem que todo o dia acompanhou a equipa, tornou o nosso dia único. Queremos voltar a repetir!”
Rafael Pereira e Filipe Pitaça (alunos do 4º Ano B)
“Gostei muito da experiência e falo não só por mim como também pela minha família. Muito obrigada pela oportunidade. Agradeço a experiência que me proporcionou enquanto coordenador do clube.”
Margarida Takimura (aluna do 12º Ano, membro do Clube de Proteção Civil)
Dário Miguel, José Fernandes e Vicente Pitaça