Visita de estudo à zona megalítica de Évora
No dia 20 de novembro, os alunos do 7 º ano de escolaridade, saíram do Colégio Campo de Flores pelas nove horas e rumaram ao Alentejo a fim de realizarem uma visita de estudo que começou no Castelo de Montemor- o- Novo. Chegados à cidade, dirigiram-se ao “Espaço do Tempo” que se encontra instalado no Convento da Salvação, dentro das muralhas do castelo. Neste espaço, os alunos tomaram contacto com um lugar que funciona como residência para artistas desenvolverem os seus projetos.
O interesse dos alunos manifestou-se nas inúmeras questões colocadas à monitora, para além das notas e das diversas fotografias que tiveram oportunidade de tirar.
Continuando a visita pelo Convento, dirigimo-nos então ao auditório, existente para o efeito, onde tivemos mais uma vez a possibilidade de observar em vídeo a demonstração de como se pode reconstruir em 3D um conjunto de ruinas arqueológicas.
De tarde realizamos uma visita guiada ao Menir e Cromeleque dos Almendres onde tivemos a oportunidade de observar, “in loco”, estes dois fantásticos monumentos megalíticos.
O objetivo desta visita prende-se com a necessidade de motivar os nossos alunos para o conhecimento da Pré-história e da História, e ainda contribuir para a preservação do património arqueológico.
Alguns testemunhos dos nossos alunos:
Daniel Apolinário
“Numa visita que nos fez lembrar o que é a História e a Geografia, descobrimos uma pequena cidade cheia de segredos.”
José Guilherme
“Aprendemos sobre o passado e observamos no campo aquilo que estamos a aprender na sala de aula “
Miguel Martins
“Gostei da visita porque o castelo era bonito e aprendemos muito sobre como aplicar o que aprendemos em Geografia no terreno”
Bruno embrulha
“Foi criativa pois conseguimos ver como era a igreja no séc. XVI e a sua reconstituição com recurso a computadores e a Sistemas de Informação Geográfica”
Carolina Embrulha
“Vimos coisas que não vimos normalmente, sem dúvida um dia a recordar”
Tiago Reis
“Gostei da visita e realizamos observação direta, aprendemos mais sobre o que não sabíamos.”
Tiago Baptista
“Custou subir a Rua do Quebra-Costas, em Montemor-o-Novo, e fiquei com as costas quase quebradas.”
Inês Malheiro
“A visita permitiu que nós aprendêssemos mais sobre o passado do país e região.”
Elisa dias
“Gostei da visita porque me fez imaginar como se estivesse na era do Paleolítico e as pessoas reunidas a carregar as rochas “
Ricardo Zacarias
“Gostei da visita porque podemos explorar pelas paisagens”
Carolina Henriques
“Gostei da visita porque ajudou a entender melhor a parte da história como viviam naquele tempo e vimos paisagens diferentes tanto humanas como naturais”
Sofiya Joosab
“Ao subir as ruas vimos coisas diferentes e engraçadas. Ver um Cromeleque e um menir ao vivo é muito melhor “