Visita de Estudo ao Convento de Mafra 12º Ano

IMG_6852

No dia 20 de novembro, os alunos do 12º.ano, acompanhados pelas professoras Teresa Ribeiro e Margarida Ferreira, realizaram uma visita de estudo ao Convento de Mafra, no âmbito da disciplina de Português, visto que uma das obras de leitura obrigatória deste ano é o Memorial do Convento de José Saramago.

O Convento de Mafra, também conhecido por Palácio Nacional de Mafra, é um edifício grandioso, tanto pela sua beleza como pela sua dimensão, com aproximadamente 40.000 metros de área, onde se encontravam reunidas todas as condições para o quotidiano de 300 frades da ordem de S. Francisco. Este feito resultou de sucessivas alterações do seu plano original que consistia num cómodo Convento para apenas 13 frades.

Foi com esta pequena introdução histórica que se deu por iniciada a visita, com todos os alunos e professoras reunidos em frente ao Convento, ouvindo atentamente o discurso cativante da guia Cristina Belo.

Conhecemos o espaço, que visitámos durante a manhã, relacionando-o com a obra de Saramago que se encontra dividida em duas grandes partes: a ficcional e a histórica. Na parte ficcional, o autor conta a história de amor entre Baltasar e Blimunda, que vivem um intenso amor um pelo outro e, mesmo fazendo parte do povo e sendo pobres em posses, conhecem o verdadeiro amor. O povo, ao longo de toda a obra, é sempre romantizado e glorificado por Saramago. Em contraste, a parte histórica centra-se no romance entre o rei D. João V e D. Maria Ana Josefa, que vivem de forma abastada e faustosa, mas tinham uma relação extremamente distante, o que se evidenciou ao longo da visita quando nos foi mostrada a distância que separava os quartos de ambos – a parte Norte do palácio encontrava-se destinada ao Rei e a Sul à Rainha, encontrando-se ligados por uma longa galeria de 232 metros (o maior corredor palaciano da Europa).

Ao longo de toda a obra, a alta nobreza, nomeadamente D. João V, será ridicularizada por Saramago; o autor consegue inverter sempre o papel do rei de forma a torná-lo ridículo, contrastando com as caraterizações oferecidas nos livros de história, onde lhe chamam O Magnânimo (generoso).

Penso que, de toda a maravilhosa visita guiada pelo Convento um dos momentos mais marcantes para os alunos foi quando se puderem sentir no ‘’centro do mundo’’, colocando-se mesmo por baixo da pomba situada no ponto mais alto do Convento que tem o equivalente a 20 andares de altura. Outro momento significativo foi quando todos testemunharam o sentimento de poder que D. João V tinha ao estar no topo da sua varanda conseguindo ver todo o povo no Convento e acenar-lhe exibindo o seu poder.

Em conclusão, foi uma visita extremamente interessante e divertida, não só pela magnitude e beleza do Convento mas também pela forma apelativa e engraçada como nos foi transmitida esta integração histórica da obra de Saramago.

Beatriz Ribeiro 12º. Ano

IMG_6842

No passado dia 20 de novembro de 2015, a turma do 12.º ano visitou o convento de Mafra no âmbito da disciplina de Português. Esta visita permitiu iniciar o estudo e cativar os alunos para a leitura da obra Memorial do Convento.

Durante o percurso foram visitados os locais mais pertinentes na obra, onde as personagens se movimentavam. A visita foi encaminhada pela guia Cristina Belo de modo bastante dinâmico incentivando a leitura da obra e explorando a história de uma forma cativante.

Na nossa opinião, a visita permitiu não só conhecer a obra e o espaço onde a ação decorre, mas também contextualizá-la, sendo que os alunos expressaram o seu agrado pela atividade de uma forma muito positiva.”

Ana e Inês Leão 12º.Ano

IMG_6963F1