Visita de estudo: zona Megalítica de Évora
No passado dia 1 de novembro os alunos do 7º ano, acompanhados de um grupo de seis professores, partiram rumo à zona megalítica de Évora.
Esta visita de estudo, inserida no programa de atividades das disciplinas de História e Geografia, pretendia dar aos nossos alunos in loco, uma visão pormenorizada de três manifestações megalíticas situadas nos arredores de Évora. São elas: o recinto megalítico ou cromeleque dos Almendres, o grade menir dos Almendres e a grande anta do Zambujeiro( a maior da Península Ibérica e uma das maiores da Europa )
A escolha dos lugares onde estes monumentos foram erigidos teve seguramente em conta, a estrutura física da paisagem, como a existência da rede hidrográfica ( rios Tejo, Sado e Guadiana ) e os fenómenos astronómicos relacionados com os movimentos anuais do Sol e da Lua, no horizonte. O almoço, dentro das muralhas do Castelo de Montemor, foi presenteado com um sol maravilhoso e uma brisa suave de fim de verão tardio, que abrilhantou esta maravilhosa visita.