ZMAR 11º Ano
Nos dias 10 e 11 do mês de outubro, o 11º ano esteve em pleno convívio na Zambujeira do Mar num espaço denominado ZMAR. Foram dois dias que ajudaram a desenvolver a interação dos alunos em atividades que permitiram experiências enriquecedoras.
A escola tem como objetivo ensinar-nos todas as bases que precisamos de modo a ter sucesso no futuro. Todos nós devemos saber isto. Aliás, é por isso que os nossos pais nos põem em escolas. No entanto, a escola tem mais valor do que a maioria da gente lhe dá. A escola não é só um local de despejo de informação, é também um local onde nós aprendemos os conceitos básicos da nossa sociedade. A visita do 11º ano ao ZMAR abordou um desses conceitos que é, objetivamente, importantíssimo para o futuro de qualquer pessoa: A amizade. Para mim, foi uma experiência indispensável. Pude partilhar momentos únicos com os meus amigos, e conhecer ainda melhor os novos elementos que ainda não tinha conhecido bem (mas que pensava que conhecia). Tirou-nos a todos da nossa zona de conforto, e obrigou-nos a interagir uns com os outros de uma maneira muito mais solta e genuína.
Podemos estar na escola e absorver todo o conceito científico que nos pode oferecer. Mas se não integrarmos os conceitos mais abstratos da nossa vida, como a amizade, e os laços que nos unem aos nossos colegas, não aprendemos realmente nada.
A nossa visita ao ZMAR também me mostrou a grande diversidade de personalidade que as nossas mentes podem adquirir. Ao conhecer melhor os meus colegas, conheço melhor o seu modo de pensar, as suas características, os seus defeitos, as suas virtudes e quem eles são realmente. E isso preenche um espaço no meu coração que nada mais poderia preencher. Torna-me uma pessoa mais rica. É por isso que eu apoio a continuação desta atividade, não só para o secundário, como para todos os outros anos.
Bernardo Baldaia 11º Ano